segunda-feira, 9 de abril de 2012

Uma decisão político/administrativa histórica do governo Dilma


Uma coisa considerada impossível até a pouco tempo começam a acontecer neste País, o Governo Dilma (PT) acaba de promover uma espetacular redução nos juros dos bancos públicos. É uma decisão político/administrativa histórica que vai forçar a concorrência a amenizar a "agiotagem" generalizada patrocinada pelos bancos comerciais.

A intenção com essa redução é estimular a economia e retomar o crescimento num ritmo mais forte, superando o atual cenário de crise internacional.

Banco do Brasil, Bom pra Todos.


O Banco do Brasil anunciou o BOMPRATODOS, conjunto de medidas que promoverá a redução das taxas de juros das principais linhas de crédito para pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

CAIXA - Melhor Crédito.




A CAIXA tem uma importante notícia para todos os brasileiros: é o programa CAIXA Melhor Crédito. Trata-se de um corte histórico na taxa de juros. Se a CAIXA já oferecia as melhores condições para empréstimo pessoal, cartão de crédito, consignado, as novas taxas vão surpreender ainda mais. Ao promover esta redução drástica de juros, a CAIXA quer oferecer mais oportunidades de crescimento e um Brasil melhor para todos.

Nesta segunda, a Caixa Econômica Federal reabriu oferecendo pacotes inéditos para clientes vindos de outros bancos e taxas de cheque especial que começam em 1,35% ao mês — há duas semanas, a média era 8,01%.

O Banco do Brasil também entrou nessa batalha e apesar de ser de forma menos ousada, os resultados serão otimizados pois o  BB  é o maior banco brasileiro.

De qualquer forma, já se sabe que o jogo vai ser pesado: a Caixa distribuirá aos correntistas de bancos privados formulários para “migração” da conta-salário.

E mais: oferecerá linha de financiamento chamada “Crédito Azul”, pela qual o cliente poderá quitar a “dívida cara” na concorrência e se refinanciar com juros menores no banco estatal.

Trata-se de uma medida coerente com o pacote de 60 bilhões de estímulo à industria — e essencial num país que possui as mais altas taxas de juros do mundo.

Numa excelente postagem - A grande jogada administrativa e política do governo Dilma - Eduardo Guimarães afirma que a gritaria dos bancos privados, através da mídia e de seus comentaristas e analistas econômicos de plantão é injusta e ridícula.

Basta analisarmos alguns resultados do setor econômico, entre 2004 e 2010, para constatarmos que sua margem líquida deu um salto. Passou de 20,5% para 32,7%.É um crescimento superior a 50% em seis anos. Nenhuma outra atividade econômica legal alcançou ganhos tão grandes.

Agora, obrigados a se ajustar a um mercado que se tornou mais competitivo, os bancos privados reclamam. Abandonam o velho discurso a favor da livre concorrencia, da competição, do mercado, e querem ajuda do governo.

É mole? Pedem redução de impostos. Querem mais garantias contra clientes inadimplentes.

Bobagem. O que eles querem é manter uma lucratividade que só se explica pelo juro altíssimo — como os próprios banqueiros admitem em conversas reservadas — e também pelo monopólio do mercado.

Enfim, ameaçados de perder numa ponta, querem compensar na outra.

Não compreendem que a sociedade mantém os bancos para que possam ajudá-la a crescer, desenvolver-se, criar empregos. Não é para administrar a riqueza de todos em proveito de poucos.

A queda nos juros é uma ideia ótima para o país, que precisa de juros menores para manter o crescimento. Essa é a discussão que interessa aos cidadãos!