quinta-feira, 14 de junho de 2012

Na CPI do Cachoeira, Agnelo do PT, marca ponto e contraponto sobre Perillo do PSDB


Agnelo do PT marca contraponto sobre Perillo do PSDB
Agnelo do PT marca contraponto sobre Perillo do PSDB

Agnelo Queiroz diz à CPI:

"Ofereço a quebra dos meus sigilos"... "a organização aqui investigada tramou a minha derrubada"...

'a gente lá só apanha', citou o governador sobre grampo em Fernando Cavendish;
'não nomeamos nem um gari', recuperou ele sobre frase de Adalberto Araújo, o Dadá.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), jogou no ataque diante da CPI do Cachoeira, nesta quarta-feira, e marcou posição de contraponto à do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que depôs na véspera. "Ofereço à CPI a quebra de todos os meus sigilos", disse Agnelo, referindo-se aos segredos bancário, fiscal, telefônico, de e-mail e sms. Perillo não fez a mesma proposta à CPI, mas a quebra de seus sigilos será votada em breve pela Comissão.

"Não houve qualquer favorecimento à Delta ou a Carlinhos Cachoeira no Distrito Federal", demarcou o governador. "Não fiz qualquer nomeação por indicação de Cachoeira". Em Goiás, a administração estadual conta com executivos que mantém relações de parentesco e amizade com o contraventor.

Diversamente de Perillo, Agnelo não usou seu tempo de pronunciamento inaugural na sessão da CPI para divulgar dados sobre sua administração. Ele escolheu ir direto ao ponto. "Estou aqui para reestabelecer a verdade", disse Agnelo. "A organização criminosa aqui investigada tentou derrubar o meu governo, legitimamente eleito", sustentou. O governador, em dois momentos, citou grampos da Polícia Federal sobre o araponga Adalberto Araújo, o Dadá, e o empresário Fernando Cavendish, dono da Delta Construção. "Não nomeamos nem um gari", foi a frase de Dadá citada por Agnelo. "Ali a gente só apanha", disse o governador, citando frande de Cavendish.

Enquanto, no dia anterior, Perillo informou que criara, em mandato anterior, uma legislação em Goiás favorável à operação de jogos caça-niqueis, então administrados pela empresa Gerplan, de propriedade de Carlinhos Cachoeira, nesta quarta Agnelo registrou posição diferente. "Não houve nenhum favarecimento ao jogo no Distrito Federal", afirmou. "Pessoalmente, sou contrário à legalização do jogo. Há muitos efeitos colaterais nefastos", completou.

Agnelo lembrou, ainda, que teve um pedido de impeachmet feito contra si pelo senador Demóstenes Torres, no ano passado. Perillo reiterou que Demóstenes fez parte de seu grupo político. "Ele era o nosso candidato a prefeito de Goiânia", disse o governador de Goiás. Agnelo foi por outra linha: "Agora entendo porque Demóstenes pediu meu impeachment", disse ele, numa referência velada às ligações entre o senador e o contraventor Cachoeira.

Meu Coments: Eu que assistia o depoimento ao vivo pela Globo News e pela B News, só tenho que demarcar a "safadeza" já esperada que a Globo fez, cortar para outro evento que ainda nem tinha começado, no exato momento em que Agnelo Queiroz do PT era efusivamente aplaudido pelos membros da CPI...