domingo, 15 de abril de 2012

O medo da Revista Veja (2)











A capa da Veja que está chegando poderia ser esta:

Re: O medo da Veja (3)



Por Juriti do Cerrado
Pensei que a Veja viesse com o assunto "Delta Construções" para esconder seus próprios podres. Ao que tudo indica, o Demóstenes Torres, garoto de recado de Cachoeira,  optou pelo "mensalão", por sinal uma cria do trio Veja-Demóstenes-Cachoeira.
Realmente chega a ser divertido ver o crime organizado se movendo para livrar o Poderoso Chefão, no momento num presídio de segurança máxima.
É caso de estudo, de livros e tudo mais sobre o crime organizado no Brasil, em nenhum outro lugar do mundo a máfia foi tão longe, a ponto de quase derrubar o presidente da República com a farsa do mensalão.
Até as areias do mar sabem que Demóstenes Torres foi a fonte da Veja desta semana, enfim, o esquemão do Cachoeirão não foi desbaratado e dificilmente o será,  no máximo os capos substituirão a conhecida rede de arapongas por gente como Demóstenes e outros que não podem ser investigados pela polícia, como por exemplo advogados bandidos, beneficiados por uma lei proposta pela máfia.
"A Delta negou ter feito doação para a campanha de Agnelo e declarou que o presidente do conselho de administração da empresa, Fernando Cavendish Soares, não conhece o governador e nem se reuniu com ele.
Marcelo Lopes declarou que não tem envolvimento com o jogo do bicho.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, disse que pediu que a Polícia Federal apure a origem do vazamento de informações sobre a operação Monte Carlo e negou que o vazamento tenha partido da polícia."
E falando em máfia, eles se deram mal dias atrás. Na Itália, não no Brasil, claro, por aqui os mafiosos tem a imprensa no bolso, quer dizer, a própria imprensa faz parte do crime organizado.
Sobre prisão de seus congêneres na Itália, deu no JN no dia 19/3/12, já os mafiosos daqui, cuja rede é bem mais ampla e cometeram crimes parecidos e até mais graves, continuam com seu esquema intacto:
"Na Itália, a polícia prendeu 50 acusados de associação mafiosa, lavagem de dinheiro e corrupção. Entre eles, 16 juízes que teriam dado sentenças favoráveis aos chefes da Camorra, a máfia que atua na região de Nápoles. Também foram apreendidos bens no valor aproximado de R$ 2,5 bilhões."


É incrível e desonesto esta capa da "Veja", bem como inúmeras matérias em afins da grande imprensa.
A CPI de mensalão já foi concluído e o processo pelo STF está em fase final de julgamento.
Que diferença faz se , como vai ser desvendado, se o "mensalão" partiu de um conluio da "Veja", com Demóstenes e etc?
O medo do desmascaramento do seu envolvimento em várias tentativas de desestabilização do governo e imenso, e o corporativismo, no mínimo, dos outros veículos faz com que tentem enganar a quem, se não seus próprios leitores? Eles merecem.
Querem chamar os seus leitores de "aloprados"?


É caso pra se rir. Mas também é caso de repousar a cabeça sobre as mãos e pensar no ponto do absurdo a que se chegou. Este movimento estava sendo ensaiado ao longo da última semana: matérias tratando de Cachoeira isoladamente, da Delta como empresa que presta serviços para o PAC, um senador Demóstenes aparecendo pequenininho como "mais um" que caiu na rede do bicheiro. O nome da presidenta surgindo em contextos que não se relacionavam com a matéria. O nome de Demóstenes minguando em certos órgãos de imprensa. O de Agnelo Queiroz vindo à tona. Que mais? Matérias dizendo que a CPI, que tem Demóstenes no centro das questões, seria, na verdade, um revanchismo orquestrado por Lula e pelo grupo petista ligado ao Zé Dirceu contra a digníssima revista que denunciou o mensalão. E agora, esta capa, a cereja do bolo! E a isto querem que uma parte da sociedade acredite se tratar de pura e simples liberdade de imprensa.
A cortina de fumaça existe sim.  Mas não do jeito que esta capa nos quer fazer ver. Uma qualidade ela tem: a auto-ironia.
Me pergunto o escândalo nacional que seria se, num estado governado por um adversário político, num estado onde um réu que mantinha relações com um senador deste mesmo estado, que também exercia influência sobre a polícia militar e sobre altos representantes do judiciário, se neste estado, a Revista Veja fosse, inexplicavelmente, tirada de circulação. Não é preciso muita imaginação para acreditar que, antes mesmo de apurar qualquer fato e qualquer suspeita, um enorme arsenal de imprensa seria colocado em ação para defender a liberdade de imprensa, um alarde seria criado para informar aos brasileiros que o partido político em questão é uma verdadeira máfia que pretende instituir práticas violentas e autoritárias, que pretende banir a imprensa livre. O espetáculo da demonização seria bem previsível. No entanto, tudo isso aconteceu na realidade. Mas como a revista era a Carta Capital, como o governador era do PSDB, como o senador era (e, neste caso, literalmente era) do DEM, o fato foi considerado irrelevante, indigno de uma pequena nota, muito menos de uma ação solidária por parte dos defensores da liberdade de imprensa. Palavras como censura, máfia, autoritarismo, corrupção, escândalo, entre outras não servem se não puderem, em lugar de descrever fatos, atacar desafetos políticos.
Por Rafael Wuthrich

É simplesmente inacreditável isso. Não é só ridículo: é uma afronta à nossa inteligência. Ora, vamos pensar pelo lado prático: o famoso Mensalão, existente ou não, já foi investigado e logo será julgado. O STF tem tudo em mãos. Mas e os escândalos de agora? Não serão sequer discutidos?

Me surpreende não a defesa incondicional desses bandidos, o que aliás já era esperado, mas o esforço de se requentar uma situação que já está em curso de ser resolvida. Um dos nossos companheiros colocou um comentário perfeito aqui: se fosse para fazer isso, o melhor era ter ligado a Delta a Agnelo e a Sergio Cabra e feito matéria de capa os ligando a Cachoeira - mesmo sendo inverossímil, assim como as 6 ligações de Protogenes (Policarpo teve mais de 200).
Mas não. A Veja prefere atacar o governo com algo que nem ele mais teme. Por que? Ora, Lula já não é mais o presidente, Marcos Valério está preso por vários outros crimes e os Ministros e políticos envolvidos já não estão mais no governo, Dirceu inclusive. Dilma e o PMDB Nacional hoje é quem dão as cartas junto com o PSB, e não me parece que o PT, que anda se fortalecendo sem aparecer demais - vale lembrar que nenhum de seus políticos hoje tem grande exposição no partido, fora Haddad que concorre à Prefeitura -  então me parece não apenas inoportuna, mas também sem resultado prático nenhum. A própria população já está cansada do tema. Ou seja, é um duplo erro estratégico: não defende a revista e tampouco ataca o governo.

Eu poderia pensar que é desespero, mas creio que outro dos comentaristas entendeu a mensagem: não podendo atacar Cachoeira ao ligá-lo ao governo - o que poderia complicar ainda mais sua situação - nem Demóstenes - que aparentemente possui força imensa na revista (embora tenha ouvido ontem em Brasilia, ao conversar com um colega que trabalha lá, que na capital ele está sem força nenhuma e completamente desesperado) -, a revista optou por requentar um assunto já sem apelo nenhum e colocá-lo na capa, quando a população inteira discute quem é Demóstenes e como ele se tornou amigo do bicheiro (quer saber se a população sabe de algum tema? Pergunte aos taxistas. Se mais de um tocou no assunto, é porque o tema está na boca do povo - e isso aconteceu comigo e 4 das 5 vezes que tomei taxi nas duas últimas semanas - isso sem contar os jornais tablóides - Expresso, Agora, Meia-Hora - que também tem jogado materiazinhas sobre o tema, expondo os envolvidos e levando a informação ao dito "povão").

Na minha opinião, é mais uma prova que a revista não só perdeu a mão, mas também a própria inteligência.


Um comentário:

  1. Marivan meu amigo depois de eu ler seu post e ainda com essa baita confissão escancarada para todo mundo ler agora eu vejo porque você acredita na veja e não foi eu quem disse foi você mesmo, e agora por causa da sua confissão aqui bem clara, me aguarde eu lhe avisei que iria ter o troco ainda mias que aquele coelho estava me devendo uma chocolatada!!!!!

    ResponderExcluir